Trauma-informed: uma abordagem de conexão e segurança

Compartilhar esse post

A abordagem trauma-informed é uma forma de ver o trauma que considera que trauma não é sobre algum evento que tenha acontecido com uma pessoa, mas sim sobre a experiência individual e interna diante de algum evento. Ou seja, é como a pessoa sentiu dentro de si aquilo que aconteceu.

“Os sintomas traumáticos não são causados pelo evento desencadeador em si mesmo. Eles vêm do resíduo congelado de energia que não foi que não foi resolvido e descarregado; esse resíduo permanece preso podendo causar danos a nosso corpo e espírito” – Peter Levine

Essa abordagem se caracteriza por ser um conjunto multidisciplinar de conhecimentos que engloba áreas como neurociência, biologia, neurobiologia interpessoal, entre outras.
Seu objetivo é informar, respeitar e responder apropriadamente aos efeitos do trauma psicológico na nossa sociedade.

Essa visão busca mudar o paradigma de:

“O que há de errado com essa pessoa?”
para “O que aconteceu de errado com essa pessoa?”.

É uma abordagem que traz um olhar compassivo e cuidadoso sobre a experiência interna de sentimento e compreensão de cada pessoa sobre os acontecimentos da sua vida. Dentre os princípios do cuidado informado sobre trauma estão:

Segurança: é o princípio número 1 e se refere à segurança física e emocional da pessoa.

Confiabilidade: Sobre a transparência e estabelecimento de limites saudáveis para construir e manter a confiança na relação

Colaboração: o que significa que o cliente tem um papel importante na tomada de decisão dentro do seu processo terapêutico e de autoconhecimento.

Empoderamento: os pontos fortes são reconhecidos, construídos e validados!

Por isso, não vejo como uma abordagem que se restringe apenas ao trauma, mas que pode ser expandida para a compreensão e o trabalho mais amoroso e compassivo com a dor humana como um todo, seja ela de traumatização ou não.

Você também pode gostar

Enquanto aguarda, aproveite para fazer uma respiração profunda...
Posso ajudar?